Skip to main content

Já faz tempo que escutamos que as crianças têm muito mais facilidade em aprender uma nova língua, né? Isso acontece, em especial, porque os pequenos têm menos assuntos ocupando a mente do que os adultos e porque o seu aparelho fonador – órgãos utilizados para emitir sons – ainda não está totalmente formado, facilitando a assimilação de novos sons.

Mas, calma! Você não precisa ficar frustrado achando que nunca vai conseguir falar outra língua porque já passou dos 18, 30 ou 60 anos. Apesar das vantagens sociais e biológicas não estarem totalmente ao nosso favor, há outros motivos que facilitam o aprendizado das crianças e que nós adultos também podemos colocar em prática – ainda que com menos espontaneidade.

Perca o medo de se arriscar

Já reparou como as crianças são mais impulsivas e não pesam as consequências antes de entrar em uma brincadeira? Você não precisa se colocar em nenhum risco de vida ou de perder seu emprego, mas é preciso arriscar e se jogar em algo novo para colher os frutos no futuro!

Comece a estudar outro idioma, tente aquela vaga internacional. Você perde mais deixando a oportunidade passar do que tentando.

Divirta-se com as coisas simples

As crianças não precisam de muito pra se divertir e essa é uma das lições mais importantes e bonitas da infância. Aprecie as pequenas coisas boas do seu dia e ria de si mesmo, incluindo seus erros no idioma.

Divirta-se com as palavras que inventou sem saber, com as pronúncias gaguejadas, com a mistura do português com outras línguas. Deixe que o processo seja mais leve.

Seja curioso

Crianças perguntam, olham, tocam, repetem tudo o que for diferente pra elas! Elas querem entender tudo, conhecer, participar. Seja assim também para aprender coisas novas, expressões diferentes, sotaques incomuns, conhecer novos lugares, conversar com pessoas variadas. A curiosidade te faz sair do óbvio e eleva o nível do seu idioma.

Caia e levante-se

Crianças caem e caem de novo várias vezes. Aí elas choram, se recuperam e voltam a brincar como se nada tivesse acontecido. Mas quando crescemos, temos um medo enorme de tentar qualquer coisa e falhar. Pois eu tenho um segredo pra te contar: você vai errar várias vezes. E isso é ótimo!

Aprenda com elas e caia e levante-se outra vez, não há problema. Erre, aprenda, corrija e tente de novo.

Fale e pergunte sem medo

Você já viu alguma criança com medo de perguntar? Elas perguntam O TEMPO TODO! Inspire-se nisso e tire dúvidas também, diga que está aprendendo e quer saber melhor.

O medo vem do desconhecido. Quanto mais você se arriscar em falar com outras pessoas e perguntar à vontade nas aulas, mais confortável você vai se sentir.

E lembre-se sempre: ninguém se importa tanto assim com os seus erros. Seja como uma criança e olhe para o novo idioma como um novo mundo se abrindo à sua frente e que só tem maravilhas pra te trazer. Basta você se permitir!

Te espero na sala de aula!

Leave a Reply