Skip to main content

Imagine a cena: Você chega pra trabalhar e sua chefe te avisa que a reunião para a qual você tinha se preparado terá que ser em inglês porque a diretora regional vai participar. Qual sensação isso te traz? Continua confiante e segue em frente? Ou sente pânico, arrepios, dor de barriga?

Se você faz parte do segundo grupo, relaxa. Isso é mais comum do que imagina, inclusive entre pessoas que já estudam inglês. A maior parte dos alunos que me procuram vem com essa queixa padrão: Eu entendo tudo e até sei me comunicar, mas tenho muita vergonha de falar pra outras pessoas. Alguns com uma timidez mais forte, têm dificuldade até comigo durante as aulas individuais; outros, mantêm uma conversa boa em aula, mas na hora H ficam bloqueados.

Isso pode acontecer com quem é naturalmente mais tímido em qualquer situação, mas, em geral, o caso é de timidez situacional, aquela pessoa que se comunica bem, interage, mas em situações específicas como falar em público ou em outra língua, não consegue. Normalmente essa reação se dá por falta de conhecimento do tema ou do idioma, ou vergonha das pessoas que sabem (ou você acha que sabem) mais do que você. Em bom português: medo do que os outros vão pensar.

E isso acontece com todo mundo! Que atire a primeira pedra que não sofre com o julgamento alheio. Mas, existem algumas formas que podem te ajudar a superar pouco a pouco essa timidez e se sentir mais confortável para falar.

Estude

Temas específicos pedem vocabulários específicos. Faça uma lista de palavras mais comuns relacionadas ao seu assunto ou profissão e busque suas versões em inglês, terminologias comuns da área. Isso já vai te dar mais confiança.

Se exponha aos poucos

Comece conversando com a professora ou na frente do espelho, depois com um colega de trabalho mais experiente na língua, depois a sua chefe, se houver abertura. Esteja preparada para críticas construtivas e adapte o que for necessário.

Evite comparações

Não se comparar é quase impossível, mas dar menos valor a isso já ajuda. Lembre que você está começando, que nem todo mundo é tão bom quanto parece e que você certamente tem facilidade em outras coisas, essa é só mais desafiadora.

Solte o peso da perfeição

Você vai errar! Seja por falta de conhecimento, por nervosismo ou por você ser simplesmente humana. Ninguém é perfeito em nada e a maior parte das pessoas não espera que o outro seja. A nossa tendência é tolerar mais os erros dos outros do que os nossos. Então, solta essa carga e se diverte no processo também. Se errou, faz uma brincadeira, ri de si mesma e segue em frente. Com o estudo e a prática, os erros ficam cada vez menores e menos relevantes. A ideia é dar o seu melhor e focar na informação!

E eu estou aqui se precisar de ajuda! Te vejo na sala de aula!

Leave a Reply